“Pertence à categoria das doenças do sono. É uma doença bem definida, mais frequente nos rapazes, com tendência familiar e que, embora possa ocorrer em qualquer idade, começa habitualmente por volta dos cinco/seis anos e desaparece na adolescência. É mais frequente nas crianças com apneia do sono e nas que molham a cama durante a noite. Os terrores noturnos também se associam ao sonambulismo.”

Sabes, um dia descobri que era sonâmbulo mas não tinha nenhum dos sintomas acima descritos.

Então como descobri que estava num estado de sonambulismo?

Bem, em primeiro lugar não era um sonambulismo qualquer. Era o sonambulismo 3.0.

Já ouviste falar? Não?

Então deixa-me falar-te sobre os sintomas…

O estado normal do sonâmbulo 3.0 é um estado de confusão permanente, originado pela dúvida constante, que é precedido de perguntas formuladas dentro de si, tais como “E agora, o que é que eu faço? Porque é que os outros conseguem e eu não? Porque é que não consigo dar o passo? Porque é que isto me está a acontecer outra vez?”

Derivado desta confusão permanente vem um cansaço que parece que se instala e não desgruda. É como ter uma pastilha elástica agarrada ao corpo que não quer sair e que pelo enorme trabalho que dá mais vale deixar ficar, que tirar.

Como mais vale deixar ficar do que fazer acontecer, o sonâmbulo 3.0 começa a acreditar que existe sempre alguma coisa que lhe falta que não lhe permite ser feliz, que a abundância não lhe é destinada e que a coragem que precisa depende de alguém que aparecerá para lhe dar a mão e para o salvar.

Eu já tive os sintomas do sonâmbulo 3.0 e, tal como referi no título deste artigo, ele morreu dentro de mim quando isto aconteceu. Vê o vídeo abaixo ou Clica aqui para ver.

Sim, é verdade, falei-te no vídeo do grande wake up call que me aconteceu.

Não sei se conheces alguém com estes sintomas, mas se conheces podes ajudar essa pessoa e encaminhares esta mensagem para ela. Ou se precisares de ajuda, podes enviar um email para [email protected] que eu e a minha equipa estaremos cá para te ajudar.

Envio-te um abraço inspirador e digo-te de coração que caminhamos juntos

 

Mário Caetano

Coach, autor e palestrante

SUBSCREVE A NEWSLETTER DO MEU BLOG

Estou empenhado em continuar a construir conteúdos de excelência, com o propósito de te ajudar a encontrar o teu caminho. Ao subscreveres esta Newsletter irás receber em primeira mão um pequeno excerto e o link respectivo do novo artigo que sair no Blog Mário Caetano.