Independentemente do que fizeres, estas duas coisas vão sempre acompanhar-te tal como acompanharam (e continuam a acompanhar) o ucraniano Jan Koum, o chinês Jack Ma, a britânica JKRowling e eu próprio.

Depois de viver viver a sua infância sem água corrente em casa, Jan Koum mudou-se com a sua mãe para os Estados Unidos onde criou a APP WatsApp com o seu sócio Brian Acton. A ideia do WatsApp foi rejeitada várias vezes por vários gigantes tecnológicos até que em 2014, Jan e Brian venderam a APP ao Facebook por 22 mil milhões de dólares.

Depois de demorar 7 anos a terminar o ensino básico, não ter conseguido entrar 3x na univerdade chinesa e 10x na universdidade de Harvard, foi rejeitado mais de 30x em vários empregos, incluindo o KFC, Ma Yun, mais conhecido por Jack Ma, criou o site Alibaba, que se transformou na empresa chinesa com maior volume de entregas na China, facturando milhares de milhões de dólares por ano.

Em 1991 deixou o cargo de pesquisadora e foi morar na cidade do Porto, para lecionar inglês, mas não parou de escrever. JKRowling e a sua filha, mudaram-se para Edimburgo, na Escócia, onde morava a sua irmã. Nessa época, sem trabalho, recorreu à ajuda social. Em 1996, o primeiro livro da série “Harry Potter” foi concluído e intitulado “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Depois de ter sido recusada por várias editoras, a obra foi aceite pela editora Bloomsbury e publicado em 1997, tornando-se JKRowling numa multibilionária altruista, fazendo o bem para a humanidade através da filantropia.

Se reparares bem, as duas coisas de que te falei encontram-se sempre presentes nas histórias que te relatei e andam sempre de mãos dadas na história de qualquer pessoa.

Falo-te do sucesso e do falhanço.

E estão tão interligados que se tornam inseparáveis. Mas o segredo não está apenas em vermos estas duas coisas que influenciam tanto a nossa vida. O segredo está em escolhermos naquilo que nos queremos tornar quando elas se manifestam.

Ou nos tornamos menores ou nos tornamos melhores.

Se lidarmos com o falhanço continuando a pensar “não vou conseguir, não sou bom o suficiente, as pessoas não reconhecem o meu valor e não reconhecem as minhas capacidades”, então tornamo-nos menores, permitindo que a rejeição e o falhanço vençam.

Podemos então tirar uma forte conclusão: tornamo-nos menores porque decidimos parar. Sim, parar de aprender com aquilo que a vida nos está a mostrar.

Então permite-me que, com todo o respeito, te diga isto – está na altura de parar também com outras coisas que te fazem sofrer:

⛔️ Parar de desperdiçar tempo e parar de continuar a encontrar desculpas para não fazer o que verdadeiramente importa.

⛔️ Parar de cometer os mesmos erros.

⛔️ Parar de andar às voltas a tentar encontrar soluções sozinho.

Então, em vez de te tornares menor, torna-te melhor.

E tal como nas histórias que te relatei em cima, também eu passei por períodos de falhanço e rejeição. Quando em 2008 me tornei empreendedor e fali financeiramente durante vários anos, tomei uma decisão que transformou a minha vida. Decidi parar!

Parar de desperdiçar o meu tempo, parar de cometer os mesmos erros e parar de tentar encontrar soluções sozinho.

Procurei quem me podia ajudar, pedi dinheiro emprestado para continuar a investir em mim, o que me permitiu aprender o Sistema certo para alcançar o sucesso que sentia que merecia.

Reinventa-te numa semana

Sabes, acredito mesmo que a tua essência tem tudo o que precisas para viveres abundantemente, mas és tu que tens de fazer escolhas e dar-lhe forma. Sim, porque o conceito de essência é muito abstracto e precisamos de a colocar em prática todos os dias através daquilo que nos entusiasma, colocando-a ao serviço dos outros para deixar este mundo melhor e…

Sendo pagos por isso. Sim, é crucial que percebas esta parte: precisas de receber financeiramente e de forma justa aquilo que mereces.

Por isso, e para te ajudar a tornares-te melhor, criei um Sistema que te vai impulsionar a colocar as tuas ideias em prática. Clica aqui para ver.

Este poderoso sistema, ao qual dei o nome de Sistema com A.L.M.A. assenta em quatro fortes pilares.

Imagina agora que independentemente do número de vezes que falhaste ou que te rejeitaram, tu voltas a levantar-te uma vez mais e segues em frente, mas desta vez aprendendo o Sistema certo que te vai permitir alcançar o sucesso que desejas.

Ou que tens um hobby ou uma ideia que queres concretizar e uma parte de ti, por mais pequena que seja, acredita que vale a pena arriscar e aprender a fazer nascer e crescer essa ideia nos dias de hoje.

Deixa-me dizer-te uma coisa, tudo isto é possível, desde que tenhas:

✅ Um Sistema que funciona.

✅ Ferramentas simples.

✅ Estratégias que resultam.

✅ Compromisso para entrares em ação…agora!

Por isso criei este curso online cujas inscrições vão terminar brevemente. Clica aqui para te juntares e fazeres parte da nossa comunidade.

Estes tempos que nos levam a uma profunda reflexão pedem-nos para honrarmos a nossa alma e para nos tornarmos melhores.

É isso que te peço a ti também: torna-te melhor. Porque na vida vais ter de lidar sempre com o sucesso e com o falhanço.

Caminhamos juntos

Mário Caetano

Coach, autor e palestrante

SUBSCREVE A NEWSLETTER DO MEU BLOG

Estou empenhado em continuar a construir conteúdos de excelência, com o propósito de te ajudar a encontrar o teu caminho. Ao subscreveres esta Newsletter irás receber em primeira mão um pequeno excerto e o link respectivo do novo artigo que sair no Blog Mário Caetano.