A vida mostra-nos assiduamente que caminhos devemos tomar, e por vezes, devido à nossa azáfama diária, não os conseguimos descortinar. Decidi resumir esses caminhos e chamá-los os 7 TEs da vida.

blog3

DESOCUPA-TE

Mostramo-nos continuamente ocupados com coisas que não nos divertem, não nos satisfazem e não nos preenchem. Porquê? Porque enquanto estamos ocupados não fazemos aquilo que realmente importa para a nossa vida e inconscientemente dizemos não ter tempo. Facilmente ficamos viciados no que chamo a “roda do rato”: acordar, trabalhar, comer, beber e dormir. E o resto chamado vida?

Toma a decisão de largares a desculpa da ocupação, sai da “roda do rato” e foca-te na tua vida. Define os 5 objetivos que mais te impulsionam, liga-os a um forte propósito e supera-te. Desocupa-TE.

RETIRA-TE

Se não tens quebras na tua rotina, vais transformar-te numa peça mecânica de uma engrenagem, continuando a funcionar na “roda do rato”. Todas as pessoas inspiradoras possuem uma excelente produtividade porque definem tempo de regeneração para si próprios: retiram-se frequentemente para terem tempo para pensar, para refletir, para experienciar, para usufruir, para se descobrirem e para ganharem novas perspetivas para a sua vida. Encontra tempo e retira-TE.

ASSALTA-TE

Deixa-te assaltar por tudo aquilo que é mais nobre, mais autêntico, mais genuíno e mais verdadeiro para ti. Deixa que o sentimento mais puro tome conta de ti e das tuas ações. Honra esse sentimento. O sucesso que ambicionas depende da abertura a este assalto de autenticidade de ti para ti. Assalta-TE.

PERDOA-TE

Corta com tudo aquilo que não conseguiste fazer, ou o que não conseguiste dizer, ou com tudo aquilo que perdeste. O caminho natural da água de um rio jamais será ficar agarrada às pedras que lhe aparecem. O caminho natural é contornar essas pedras e seguir em frente rumo ao mar. Segue em frente e perdoa-TE.

ATREVE-TE

Quando te habituas a passar pelas pedras, sentindo a sua aprendizagem e aproveitando a força da corrente, é sinal do teu atrevimento perante a vida. Por vezes dói, por vezes sentes prazer, mas este avançar é superior ao sofrimento de te manteres agarrado a algo que deixou de fazer sentido. Larga e atreve-TE.

TREINA-TE

O treino consistente é o teu grande aliado, pois permite-te repetires a tua descida de rio até as pedras deixarem de doer e começares a divertir-te à séria. Tornas-te um mestre através do teu treino. Entra em ação. Sê disciplinado. Sê consistente Treina-TE.

REALIZA-TE

Com o treino vais perceber aquilo que mais te preenche. Sem treino nada perceberás. Com o treino vais fatiar a tua vida e eliminar locais por onde não queres mais passar e caminhos pelos quais sentes uma enorme vontade de deslizar. Esta vontade vem de uma sensação interior, vem da tua intuição. Respeita-a, pois esta levar-te-á à tua realização. Realiza-TE.

Desejo-TE que apliques os 7 TEs de forma inspiradora na tua vida.

 

Mário Caetano

Coach & Palestrante Inspirador