Uma mulher muito bem-sucedida que faz coaching comigo há vários anos, ligou-me e disse-me que estava a ter um desafio com uma das palestras dela na sua organização. Ela soube que existiam líderes dentro da sua organização que estavam a criticá-la de forma negativa e a demoverem outras pessoas para não comparecerem à sua palestra.
Isto gerou em mim uma explosão de felicidade. Porquê?
Primeiro, porque o que estava a acontecer era sinal de que esta mulher está a ter cada vez mais sucesso. Segundo, por isto:
Nós nascemos com algo muito poderoso cá dentro. Esse algo é traduzido sob a forma de uma mensagem que se pode tornar imensamente poderosa.
O que acontece, é que durante o nosso crescimento, fomos influenciados pelas opiniões dos outros segundo aquilo em que acreditam, e, maioritariamente, as pessoas não acreditam que nasceram com qualquer tipo de poder, e portanto, não o conseguem manifestar, e por isso escondem-no, fecham-no e recusam-no.
Só que a força deste poder, quando escondida e fechada, acaba por se transformar numa energia distorcida, maldizente, negativa e tóxica, assumindo a designação de medo e a forma de critica destrutiva.
Desta forma, quando alguém acusa, critica e julga o outro, fá-lo porque se sente incomodado, e sente-se incomodado porque tem medo. Tem medo das consequências invisíveis do poder da mensagem que a outra pessoa traz. Tem medo de perder a sua segurança, tem medo de perder o chão. Tem medo, porque na verdade possui uma falsa segurança e falta de confiança e por isso critica para destruir tudo aquilo que a mensagem da outra pessoa traz que a pode fazer questionar as suas crenças.
Quando alguém demove, manipula, ameaça, julga, e acusa, essa pessoa transpira medo, cheira a medo, fala com medo e age com medo. Na sua família, no seu emprego e com os seus amigos. Algumas vezes de forma óbvia e frontal, e muitas vezes de forma escondida e disseminada. Assim, é revelado um falso poder – o poder distorcido da sombra.
Nos dias que correm, a critica aumenta nas redes sociais, porque o medo está a vir cada vez mais ao de cimo. E o medo vem ao de cimo, porque as pessoas se incomodam com o poder cada vez mais evidenciado das mensagens dos outros. As pessoas revelam o medo que as mensagens dos outros “acordam” nelas.
As pessoas estão a acordar e a despertar para a sua mensagem. Cada vez mais. Simplificando, isto do “acordar” e do “despertar” consiste em primeiro lugar as pessoas começarem a ganhar consciência que têm um enorme poder, traduzido sob a forma de uma poderosa mensagem. Em segundo lugar, que é escolha delas aceitarem essa poderosa mensagem. Mas esta aceitação vem com prática e a prática acelera quando existe exposição. A exposição lapida, afunila e torna ainda mais poderosa a mensagem.
Ora o motivo da minha felicidade, é que a mensagem desta minha cliente está a tornar-se cada vez mais poderosa, porque os críticos estão a aparecer cada vez mais, consequência da sua lapidação através da sua exposição e de prática, prática e mais prática.
Portanto, chegou o momento de te dizer isto:
Sabes que estás no teu caminho quando te criticam. Se te acusam, se te julgam, se te apontam o dedo, é porque a força e o poder da tua mensagem estão a crescer. É porque estás a fazer a diferença e a criar impacto na sociedade. Aconteceu com Mandela, Jobs, Ghandi, Martin Luther King, Saramago e milhares de outros.
Agradece então. Agradece pelos críticos mordazes no teu caminho. Agradece por todos os dedos a ti apontados. Agradece pelas acusações e julgamentos que te fazem.
Agradece e sente-te feliz com isso. Estás no caminho.
Já agora, porque é que o sucesso é como um peido?
Porque incomoda quando não é do próprio.
Desejo-TE muito sucesso. Desejo-TE um dia inspirador.
Mário Caetano
Coach, autor e palestrante inspirador
Gostei. Sempre pensei um pouco assim ao longo da minha vida. Porém, sempre deixei que algumas ‘más influências’ me julgassem e isso me prejudicasse. Ainda hoje luto contra isso…
Todas as criticas são por medo?
Não há criticas que são avisos para o outro mudar?
Sei que há criticas gratuitas que não acrescentam nada e essas poderão mascarar alguma inveja, falta de maturidade, ….
Mário obrigado pela inspiração que ao longo deste tempo que te estou a seguir. És muito especial para Mim. Muito grato por fazeres parte da Minha Vida!
Esta mensagem de hoje, valeu-me para a força e coragem que terei Amanhã! A força e coragem de Acreditar que chegarei à meta a que me propus!
Bem Haja!
Sandra Ramos.
Gosto é bom ler as suas mensagens. Agradeço do fundo do coração… abraço
Sempre sofri com isso, durante anos incomodou-me, depois arranjei defesas e estava a borrifar-me, só que com o tempo começa a desgastar, pq além das atitudes atrás mencionadas, vem a intriga, a devassidão da vida privada, há pessoas com uma grande sombra!
Faz muito sentido ,tudo o que disse é me contou ,obrigada
Interessante. Sim, o peido dos outros pode incomodar, mas o nosso também pode incomodar(-nos). A gestão do “espaço”, do ambiente, e tentar perceber a causa e a consequência que pode causar a outrem… às vezes até escapam involuntária e inesperadamente. Tudo é relativo. De qualquer das formas, vencer os medos é aprendizagem permanente.
Obrigada pelo artigo!
Agradeço e achei muito interessante o nome que deu ao seu texto