Todos queremos alcançar a felicidade, trocando o cansaço pela tranquilidade, a frustração pela paz interior, e o vazio pelo preenchimento. Como acredito que a felicidade é um trabalho interior a tempo inteiro, partilho contigo 4 formas de viver a felicidade que mereces:
- Vive com entusiasmo
Fazer as coisas que nos entusiasmam, como ler um livro enroscado no sofá, caminhar na natureza, ouvir aquela música, saborear a companhia de amigos, trabalhar naquele projeto, dedicar-nos aquela Causa leva à estimulação de serotonina, chamada também de hormona da felicidade. A serotonina é um neurotransmissor fabricado no nosso cérebro que contribui para a sensação de bem-estar. Fazer coisas que nos entusiasmam gera o aumento dos níveis de serotonina no organismo, que, por consequência, aumentará a predisposição interna para sentirmos felicidade.
- Vive o teu Propósito
Começando por fazer algumas das coisas que nos entusiasmam pode conduzir-nos a algo maior, levando-nos a assumir a decisão de convertermos essas coisas num trabalho diário. Todas essas coisas que nos entusiasmam são traduzidas também como dons e talentos, sendo naturais e únicas em cada um de nós, dispensando o esforço, cansaço e desgaste para que os nossos objetivos se manifestem. Não precisamos esforçar-nos para nos sentirmos felizes e deixamos de olhar para o bater do relógio. Sentimos como se o tempo parasse enquanto estamos a viver aquilo.
Por estarmos entusiasmados, encontramos um Propósito maior para as nossas ações e um sentido maior para a vida. Encontramos a felicidade e vivemo-la. Dentro.
- Vive com gratidão
Quando as nossas ações ganham um Propósito e um sentido maior, é sinal que estamos a apreciar o que estamos a fazer, com quem estamos e onde estamos. E a apreciação é a porta de entrada para a gratidão, a emoção que tudo cura e onde nada falta.
Através da gratidão consegues romper o medo, castrador da vulnerabilidade, bloqueador da nossa essência e gerador de escassez.
A prática diária da gratidão permite-nos em primeiro descobrir e por consequência aceitar que nada, mas mesmo nada nos falta. E quando descobrimos que nada nos falta, descobrimos o caminho da felicidade.
- Vive a meditação
A prática da gratidão aliada à prática da meditação, representa a união metafórica do anel que encaixa no dedo na perfeição. A meditação tem inúmeros benefícios revelados ao longo de milénios e comprovados cientificamente durante as últimas décadas.
Segundo Richard Davidson, um neuro cientista da Universidade de Winsconsin, que levou a cabo um estudo de longo prazo sobre os efeitos da meditação no cérebro durante 12 anos, tendo como uma das principais personagens do estudo o monge Matthieu Ricard intitulado de o homem mais feliz do mundo, concluiu que são 4 os componentes necessários para o bem-estar que conduzirá à felicidade:
*A resiliência – a capacidade de recuperarmos rapidamente das adversidades da vida.
*O lado oposto – o desenvolvimento da capacidade de vermos o lado positivo das coisas em qualquer situação.
*A atenção plena – a capacidade de aprendermos a educar a nossa mente para o momento presente.
*A generosidade – a capacidade de sermos bondosos para os outros, ativa a parte do nosso cérebro que sustém as emoções positivas de forma duradoura.
Através da prática da meditação diária, estes 4 componentes podem ser mentalmente estimulados e treinados, tal e qual como se treina para uma maratona, para tocar violino ou para aprender a cozinhar. Experimenta começar por praticar a arte da meditação, fechando os olhos e ficando 1 minuto silêncio de manhã ao acordar e à noite antes de deitar.
Como alcançares então a felicidade que mereces?
Começa por fazer coisas que te entusiasmem, descobre e percebe qual o teu Propósito de vida, permite-te experienciar diariamente gratidão e dá a mão à meditação.
Para receberes mais mensagens inspiradoras clica AQUI.
Desejo-te um dia inspirador
Mário Caetano
Coach, autor e palestrante inspirador
São lindos todos os textos com grandes sentido para refletir,o livro abre tem mensagens maravilhosas, obrigado por partilhar connosco.
Olá Mário,
Obrigada pela ajuda que me tens dado. Mesmo à distância, lendo o que escreves e ouvindo os teus vídeos a tua força está comigo.
Bati no fundo Mário, mas estou bem! Descobri o meu propósito de vida e sinto me entusiasmada com isso. Estou mto grata ao universo porque colocou no meu caminho, em primeiro lugar, as pessoas más que me fizeram Despertar e posteriormente as pessoas boas, como tu, que me ajudam a não ter medo e a acreditar que agora que descobri o meu caminho e o meu entusiasmo, só tenho mesmo é de seguir em frente.
Grata.
Sara Pereira
Olá Mário.
Os seus textos são inspiradores e reveladores de que só seremos derrotados se optarmos por esse estado.
Olá Mário nesta fase da minha vida,tive 2 cancros, divórcio pelo meio ,com as minhas filhas e sem nada,elas têm 6 e 12 anos,tive que fechar o meu sonho profissional,devido as sequelas ,dos tratamentos,mas continuo na luta ,tu tens sido a minha inspiração grata por pela ajuda?????
Olá Mário!
Em primeiro lugar muita gratidão por esse trabalho construtivo e inspirador, que me nutre aquando de estados mais tristes da minha vida…bem hajas
Gratidão Gratidão Gratidão