Quando nos sentimos insatisfeitos porque algo nos falta, o caminho mais fácil e que normalmente acontece é queixarmo-nos e culparmos os outros, culparmos alguns eventos que aconteceram ou culparmo-nos.

O que nos falta então?

Baseado nas mudanças de milhares de pessoas com quem me cruzei, identifiquei as 5 “faltas” que impulsionam qualquer mudança na nossa vida:

1. FALTA-NOS TEMPO e culpamos os nossos filhos porque não temos tempo de cuidar de nós. Culpamos o nosso cônjuge porque precisamos de tempo para estarmos sós, culpamos o nosso chefe porque não temos tempo de fazer tudo e cumprir os objetivos, culpamos os nossos pais porque eles nos absorvem muito tempo das nossas vidas, culpamos o trabalho porque nos retira tempo de qualidade à nossa vida. Por fim achamo-nos culpados por não termos tempo e não conseguirmos fazer nada relativamente a isso.

2. FALTA-NOS DINHEIRO e culpamos os outros que têm uma casa melhor que a nossa, um carro melhor que o nosso, têm dinheiro para gastar em compras, para jantar fora e para irem a espetáculos. Culpamos a crise pela perda de empregos, por falências de negócios, pela separação de casais e famílias por força da emigração. Culpamo-nos por não termos dinheiro para nós e para ajudar as pessoas que mais amamos.

3. FALTA-NOS AMOR e culpamos a pessoa que amamos por não nos dizer o número suficiente de vezes o quanto nos ama, culpamos os nossos pais por nunca nos terem dito “Amo-te tanto”, culpabilizamos os nossos filhos por não quererem saber de nós parecendo que deixaram de nos amar. Culpamos o casamento que esteve na origem do amor que nunca sentimos, culpamos o divórcio que nunca queríamos que tivesse acontecido, culpamos a morte porque nos retirou a pessoas que amamos das nossas vidas, culpamos a vida porque não encontramos alguém que nos ame. Culpamo-nos porque temos um baixo nível de amor próprio.

4. FALTA-NOS SAÚDE e culpamos os alimentos por terem um alto nível de toxinas, culpamos a comunicação social por não nos informar devidamente o que comer. Culpamos o trabalho porque nos tira a saúde e anos de vida, culpamos a doença porque nos colocou entre a espada e a parede, culpamos o acidente por nos ter colocado naquele sofrimento. Culpamo-nos por não termos tomado a decisão certa no passado que mudaria ao dia de hoje o nosso estado de saúde e bem-estar.

5. FALTA-NOS SENTIDO PARA A VIDA e propósito para aquilo que fazemos e culpamos os pais porque nunca nos deixaram seguir o nosso caminho, culpamos o chefe porque não nos deixar ser quem somos, por não se preocupar connosco e não criar as estratégias necessárias para ligar as pessoas dentro da empresa. Culpamos a sociedade por quem somos, pelo vazio em que vivemos, pelos desgostos que temos. Culpamos a educação que tivemos por nos ter criado bloqueios e por nos ter afastado da nossa essência. Culpamo-nos por andarmos à deriva sem rumo e não sabermos o que fazer.

Culpar sabe bem mas nada resolve. O que fazeres então para ganhares impulsão com estas 5 faltas? Clica aqui.

Ofereço-te este valioso eBook de 14 páginas composto por exercícios práticos para saberes o que fazer e impulsionares a coisa mais importante quando tens de fazer qualquer mudança na tua vida. Clica aqui

Usufrui.

Desejo-te um dia inspirador

Mário Caetano

Coach & Palestrante Inspirador