Quero contar-te algo muito rapidamente. Ontem eu, a Lígia e a Sónia fomos à Prova Oral na Antena 3, com o Fernando Alvim e a Xana Alves. Uma experiência nova e muito enriquecedora. Porquê? Porque aprendi e reforcei 4 coisas ontem que vou partilhar contigo: 

 
 
1º TUDO É POSSÍVEL SE ENTRARES EM ACÇÃO
Sem conhecer ninguém na rádio, a Sónia e Lígia enviaram um email arrojado a uma estação de rádio e eles colocaram-nos no ar em 48 horas. Rácio de 100%. Probabilidade de acontecer=baixa. Aconteceu? Claro! Se acreditas no que fazes, entra em acção.
 
2º ADAPTA-TE PARA QUE A TUA MENSAGEM PASSE

Fizemos um filme espectacular nas nossas cabeças com desafios, muita diversão e aprendizagens para estarmos em directo na Antena 3. Tínhamos tudo preparado. 1 hora antes soubemos que estariam lá uns tipos angolanos a atirar para o cómico.
Resultado: não aconteceu nada do que projectamos. O mais fácil: dizer que não tínhamos condições.
O que fizemos: bola para a frente.
Como: alto jogo de cintura durante o programa em directo. Foi desafiante? Muito, muito, muito.
Conclusão: quanto menos filmes fizer antes do evento, mais flexibilidade ganho.

 
3º A CONFIANÇA RESIDE NO LADO DE LÁ DO MEDO
O mais fácil seria ter-me ido embora pois o interesse no trabalho dos cómicos angolanos revelado pelos entrevistadores era muito superior ao interesse demonstrado pelo trabalho que faço. Como fiquei, aprendi uma série de estratégias a realizar numa próxima oportunidade. Para que a aprendizagem aconteça, temos de ultrapassar a barreira da rejeição e focar-nos no nosso objectivo. A confiança constrói-se enfrentando o medo.
 
4º A VIDA É CURTA: ENTRA AGORA NO JOGO.
Estás aqui para jogar ou seres jogado? Ou defines o jogo que queres jogar, ou fazes parte do jogo de alguém! Arrisca, desafia-te, ama-te mesmo que os outros não te validem, foca-te e avança, avança, avança!
 
Abraço de gratidão,
 
 
Mário Caetano
Coach & Palestrante Inspirador