Desde a minha infância sempre vivi rodeado de amigos e família que privilegiaram o conforto de um horário, ordenado e férias certas. Na altura, uma pessoa tornar-se empreendedor era encarado como um ato de loucura. Com a mudança dos tempos, hoje é encarado como um ato de heroísmo. Explico-te porquê nas 5 vantagens em te tornares um empreendedor.

untitled-design-1

1. Pintas a tua vida

Como não tenho uma rigidez de horário laboral, posso escolher o que fazer com o meu tempo diário. Posso escrever, estudar, conhecer outros empreendedores que assumem total responsabilidade pela sua vida, trabalhar de noite e descansar de dia alterando ritmos, viajar para dar formação noutros locais do mundo levando a minha mulher e as minhas 3 filhas a terem experiências diferentes e explorarem novos sabores, ouvirem novas línguas, conhecerem novas pessoas, inserirem-se em novas culturas, tal como acontece todos os anos quando vou facilitar o retiro a Viagem ao teu propósito de vida, no Brasil. Este ano serão outros os locais a explorar. Tenho a sensação e a experiência de pegar num pincel e ver a tela da vida que escolho pintar a tomar forma.

2. O teu talento acelera

Quando um empreendedor descobre o seu ideal, persegue-o recorrendo a vários recursos. Um deles é o seu talento, utilizando aquilo que ama fazer de forma incondicional. Escolhendo utilizar o seu talento, tem a oportunidade de o lapidar diariamente, deixando o tempo de ter a importância que tinha no passado. Vive embrenhado em fazer a diferença e em adicionar valor aos outros através do seu talento, tornando-se um especialista na sua área. Desta forma o seu talento acelera.

3. Adoptas a aventura

Por o foco de um empreendedor estar permanentemente na solução, não existindo a mínima possibilidade deste se desviar para os problemas das vidas de outros sobre o risco do seu negócio se afundar, um mundo de possibilidades impensáveis começa a tomar forma. A rotina é quebrada pela abundância de oportunidades e a excitação toma conta da sua vida. A aventura é então abraçada e adoptada.

4. Tratas o dinheiro por tu

A relação com o dinheiro na vida de um empreendedor é trabalhada de forma extraordinária pois as suas crenças financeiras são testadas ao limite bem como o seu nível de merecimento financeiro, que pressupõe duas variáveis: o seu limiar de dor, no qual este não suporta mais dor, e o seu limiar de prazer, no qual este não suporta mais prazer. Ambos estes limiares invisíveis são treinados diariamente de forma ao seu músculo financeiro estar apto a ir para lá das suas capacidades. A venda daquilo em que acredita é unida ao amor depositado em cada ato, ganhando um propósito inabalável pelo seu ideal e pelo seu negócio. Nesse momento, o valor daquilo que faz assume um nível de intimidade grandioso, traduzido naquilo que recebe financeiramente. O dinheiro é tratado por tu.

5. Os problemas assumem outra perspetiva

Uma vida sem problemas era aquilo que eu acreditava ser boa e que todas as pessoas de sucesso a viviam. Essa é uma das maiores mentiras que nos é passada pela sociedade. Para um empreendedor ter problemas é sinal da existência de desafios e a conquista de desafios são a razão principal pela qual qualquer empreendedor se levanta pela manhã pois esse é o combustível utilizado para o seu motor trabalhar a alta rotação. Os problemas que outrora assumiam uma grande dimensão tornam-se agora banais, assumindo outra perspetiva. Os problemas são vistos como oportunidades para o negócio crescer e fazer a diferença no mundo.

Desejo-te ações empreendedoras altamente inspiradoras!

 

Mário Caetano

Coach & Palestrante Inspirador