O que tem a leitura a ver com encontrarmos o nosso caminho?

No passado, para obtermos um bom resultado, teríamos de fazer um bom investimento. O paradigma mudou, e hoje, para obtermos um bom resultado precisamos de fazer um excelente investimento. Se ainda não reparaste, observa o que se passa à tua volta.

Se fizeres um investimento razoável, obterás muito possivelmente um resultado medíocre.

Se fizeres um bom investimento, obterás um resultado razoável.

Se fizeres um investimento fora de série, obterás muito possivelmente um excelente resultado.

De forma prática, se investires um excelente tempo de qualidade e presença com a tua família obterás com toda a certeza uma boa estrutura e coesão familiar.

Se investires níveis elevados de energia no teu treino físico e alimentação, obterás um bom nível de satisfação com o teu corpo e na tua saúde.

Se investires o teu dinheiro de forma excelente na tua evolução pessoal, no teu negócio e na tua carreira, obterás um bom retorno financeiro.

Se investires CONSISTENTEMENTE no teu desenvolvimento pessoal, terás tudo isto e muito mais.

O investimento está diretamente relacionado com a aprendizagem. Sem investimento não existe preenchimento, porque não existe crescimento. De amor, de saúde, financeiro e intelectual. E sem crescimento aparece o vazio.

Torna-se simples agora perceber o fosso cada vez maior entre aqueles que encontram o seu caminho e aqueles que se queixam e culpam porque… se encontram a fazer o caminho dos outros, verdade?

E o que tem isto a ver com (investimento em) leitura?!?

Retiro Transformação
   

Como podes ver neste grande inquérito aos hábitos culturais dos portugueses foi revelado que 43% dos portugueses não leem livros há 6 meses! Essa ausência de consumo é justificada por falta de tempo ou de interesse.

São números preocupantes, que indicam a pouca disponibilidade da população nacional em investir o seu tempo na leitura. E ler tem vários benefícios.

Não apenas está provado que ler faz bem e dá vida longa, como diversos estudos apontam que a leitura de livros ensina-nos a ser mais humanos, fortalece a criatividade, ajuda a diminuir o stress, estimula diferentes partes do cérebro, aumenta os níveis de concentração, encoraja a busca por conquistas pessoais, ajuda a dormir melhor, aprimora a empatia pelos outros, serve como ferramenta de combate à depressão, torna-nos mais ricos culturalmente e menos preconceituosos e melhora a atividade cerebral.

Por todas estas razões podemos concluir que a leitura ajuda-nos de facto a termos a nossa mente mais saudável e faz-nos ser mais humanos.

E assim esse investimento proporciona mais realização e preenchimento para as nossas vidas.

Desejo-te um dia inspirador.

Mário Caetano

Coach, autor e palestrante inspirador

SUBSCREVE A NEWSLETTER DO MEU BLOG

Estou empenhado em continuar a construir conteúdos de excelência, com o propósito de te ajudar a encontrar o teu caminho. Ao subscreveres esta Newsletter irás receber em primeira mão um pequeno excerto e o link respectivo do novo artigo que sair no Blog Mário Caetano.

Pin It on Pinterest

Share This