Em 2017 tive a oportunidade de ver um pequeno vídeo filmado e publicado no site da RTP Notícias,com o seguinte título “Chefias tóxicas adoecem empregados e empresas”.

Na altura, acreditei que pela primeira vez se estava a começar a falar com maior nível de profundidade da origem da desmotivação nas empresas.

Mas se formos um pouco mais fundo, conseguimos perceber que existem líderes que desmotivam equipas e líderes que as motivam. PORQUE acontece isto?

Melhor, COMO acontece isto? Escrevi um artigo acerca disto que te ajuda a perceberes COMO isto acontece. Vê AQUI.

As empresas são pessoas e os ambientes que as pessoas respiram dentro das empresas são criados por estas.

O trabalho que tenho desenvolvido com os líderes e com as suas equipas dentro das empresas, tem-me permitido observar dois tipos de ambientes: os ambientes são pessimistas ou otimistas, destrutivos ou construtivos, negativos ou positivos, limitadores ou expansivos.

Estes ambientes são criados pelas pessoas e pela liderança da empresa, muitas vezes sem terem consciência de quem é que influencia quem.

Partindo de uma análise muito frontal, a responsabilidade do ambiente que se respira dentro das empresas é … de cada pessoa que lá trabalha.

Sim, acredito que cada pessoa tem o dever de chamar a si a responsabilidade de construir aquilo que quer, de contribuir para aquilo que quer e de se mudar ou sair se não está alinhado com aquilo que é praticado e no qual acredita. Tão simples quanto isto.

Retiro Prpósito de Vida
   

Sabes, é fácil reclamar por tudo, culpar toda a gente e recear que alguém nos mande embora. Mas isso não é liderar. Isso é acusar.Acredito que a acusação sabe bem mas nada resolve.

Acredito que o verdadeiro espírito da liderança, a auto-liderança, é o fator X, o fator diferenciador nas equipas e nas empresas de alto rendimento e de sucesso, e este fator veio para ficar.

É isto que pratico e é nisto que assentam os meus programas de auto-liderança dentro das empresas com as quais trabalho. Podes ver mais AQUI.

Desejo que, independentemente de onde estejas a trabalhar e com quem estejas a trabalhar, que ganhes a consciência que tu és a peça chave para o ambiente se transformar. Tudo começa quando assumimos a coragem de sermos quem somos. Líderes das nossas decisões. Líderes de nós próprios.

Desejo-te um dia inspirador.

Mário Caetano

Pin It on Pinterest

Share This