Desde muito novo que desejava muito ter a minha independência. Ter uma casa, ter um salário que me permitisse pagar as minhas despesas e viajar, construir a minha família, ter um carro, ter um cão, ter tempo para passear com os meus filhos.

Queria TER a minha independência, mas… será que isto é SER independente?

Todos podemos ter independência, ou seja, possuir coisas que nos permitam pensar que temos a nossa independência.

Ter um carro torna-nos independentes? Acredito que sim.

Ter dinheiro torna-nos independentes? Acredito que sim.

Ter uma casa torna-nos independentes? Acredito que sim.

Mas será que SOMOS independentes?

Sabes, a partir de certo momento olhei para a minha vida e reparei que tinha independência, mas… era independente?

A partir desse momento comecei a olhar para as pessoas de outra forma. TER independência é diferente de SER independente.

Para mim, ser independente, verdadeiramente independente, é manter um estado de equilíbrio interior e de centro, aquando das opiniões positivas ou negativas das outras pessoas.

Podemos possuir tudo, mas se não possuirmos uma forma de pensar independente, se não tivermos uma mente independente, ficaremos sempre dependentes das opiniões de outros.

Se ficarmos dependentes do amor ou do desprezo de outros, se ficarmos presos a opiniões alheias e as tornarmos mais importantes que as nossas, ficaremos dependentes.

Ficaremos reféns de uma independência ilusória.

SER independente é não vacilar no caminho da esquerda mesmo quando todos vão para a direita. É possuir uma confiança tal de que as coisas vão acontecer mesmo quando tudo rui à nossa volta. É lembrarmo-nos de que não nos podemos esquecer. De nós.

Sim, é lembrarmo-nos sempre de nós. Porque quando nos esquecemos de nós, tudo o que demorou tanto tempo a construir pode cair por terra. Repara no que pode acontecer. Vê aqui neste link, ou se preferires vê no vídeo em baixo:

 

 

Se sentes que este é o momento para te lembrares de ti, para te libertares do passado ou da opinião dos outros, para desbloqueares algum problema que mexe contigo e para resgatares o sentimento de paz interior e teres clareza do teu caminho, então junta-te a mim e à minha equipa no retiro A Transformação.

Vê tudo aqui em http://www.mariocaetano.net/cursos/retiro-a-transformacao/

Mais importante que tudo, desejo que sejas independente.

Desejo-te um dia inspirador

Mário Caetano