Existe um ponto comum na lista de 18 palestras TED Talks que recomendo neste artigo: a demonstração do poder único da humanidade através de exemplos raros, mas que na sua essência formam o traço distintivo dos seres humanos.

Estas famosas palestras TED Talks podem ser vistas em pequenos vídeos de apenas 20 minutos que abordam pontos de vista e assuntos interessantes ou inovadores.

Em alguns meios, o site TED Talks que reúne a grande maioria dos vídeos constitui uma autêntica bíblia de autoconhecimento e exploração. Pessoalmente elas são já há bastantes anos uma das minhas fontes de inspiração, devido à excelência dos oradores e da diversidade de temas apresentados.

E na verdade as palestras sobre criatividade, liderança e felicidade no trabalho estão entre as mais vistas de todos os tempos no TED. Precisamente por também achar que as conferências TED são um local virtual perfeito para a partilha e aprendizagem de novas ideias decidi hoje reunir 18 palestras TED Talks que adoro ver.

(Atenção: a maioria dos vídeos tem disponíveis legendas em português no canto inferior direito).

Boas sessões!

Confere agora a lista com 18 Palestras TED Talks realmente inspiradoras

 

Sam Berns – A minha filosofia para uma vida feliz

VER PALESTRA

Nascido com uma doença genética rara chamada progeria, Sam Berns sabia que ia enfrentar mais obstáculos na vida do que a maioria. Isso não o impediu de se encarregar da sua própria felicidade. Nesta palestra comovente e inspiradora, Berns expõe os três princípios da filosofia pessoal que lhe permitiu ultrapassar as dificuldades.

 

Ken Robinson – As escolas matam a criatividade?

VER PALESTRA

Sir Ken Robinson apresenta nesta TED Talk um caso divertido e profundamente comovente para criar um sistema educacional que estimula (ao invés de enfraquecer) a criatividade. O autor considera que embora a criatividade seja bastante importante, tanto como a alfabetização, o sistema educacional da grande maioria dos países não estimula a formação de espíritos inventivos. Neste vídeo, ele realça quais os 3 princípios que formam um pensamento original, defendendo a inclusão da criatividade entre as prioridades para o desenvolvimento humano.

 

 

Brene Brown – O poder da vulnerabilidade

VER PALESTRA

Brené Brown estuda as conexões humanas, ou seja, a nossa capacidade de empatia, pertencer, amar. Numa conversa pungente e engraçada, ela compartilha nesta palestra uma profunda percepção da sua pesquisa, que a encaminhou numa busca pessoal de autoconhecimento, assim como para entender a humanidade. Esta é uma conversa para compartilhar.

 

Malcolm Gladwell – Escolha, felicidade e molho de esparguete

VER PALESTRA

Malcolm Gladwell, autor de “Tipping Point”, explica como a busca do molho de espaguerte perfeito pela indústria alimentar pode revelar um argumento maior sobre a natureza da escolha e da felicidade. Imperdível e hilariante!

 

Louie Schwartzberg – Natureza. Beleza. Gratidão.

VER PALESTRA

A beleza da natureza pode ser passageira – mas não através das lentes de Louie Schwartzberg. As suas impressionantes fotografias de time lapse, acompanhadas por palavras poderosas do monge beneditino Irmão David Steindl-Rast, servem como uma meditação sobre a gratidão diária.

 

 

Simon Sinek – Como os grandes líderes inspiram acção

VER PALESTRA

Todos sabem que liderar e inspirar pessoas não é tarefa fácil, sobretudo em épocas de crise. Simon Sinek tem um modelo simples, mas poderoso, de liderança inspiradora. Neste vídeo, o autor revela táticas eficazes para liderar uma equipa. Começando com um círculo de ouro e a pergunta “Porquê?” os seus exemplos incluem Apple, Martin Luther King e os irmãos Wright… Confere esta palestra sensacional.

 

Steve Jobs – Como viver antes de morrer

VER PALESTRA

No seu discurso de formatura na Universidade de Stanford, Steve Jobs, CEO e co-fundador da Apple e da Pixar, incita-nos a perseguir os nossos sonhos e olharmos para as oportunidades que existem nos contratempos da vida – incluindo a própria morte. A rever!

 

Amy Purdy – Vivendo além dos limites

VER PALESTRA

Quando tinha apenas 19 anos, Amy Purdy perdeu ambas as pernas abaixo do joelho. E agora… ela é praticante de snowboard e concorrente no programa televisivo “Dancing with the Stars”! Nesta poderosa conversa, ela mostra-nos como podemos encontrar inspiração nos obstáculos da vida.

 

Tim Ferriss – Por que razão deve definir os seus medos em vez dos seus objectivos

VER PALESTRA

As escolhas difíceis – o que mais tememos fazer, perguntar, dizer – são muitas vezes exatamente o que precisamos de fazer. Mas como podemos superar a auto-paralisia e agir? Tim Ferriss encoraja-nos a imaginar e escrever os nossos medos com detalhes, num exercício simples mas poderoso que ele chama de “definição do medo”. Sabe mais sobre esta prática pode ajudar-te a prosperar em ambientes de alto stress e separar o que tu podes controlar daquilo que não podes.

 

Luvvie Ajayi – Fique confortável com o desconforto

VER PALESTRA

Luvvie Ajayi não tem medo de falar o que pensa ou ser a única voz dissidente na multidão e tu também não deverias ter medo. “O seu silêncio não serve a ninguém”, diz o escritor, ativista e autoproclamado agitador profissional. Nesta palestra brilhante e edificante, Ajayi partilha 3 perguntas para fazeres a ti mesmo. Vê agora.

 

Brene Brown – Ouvindo a Vergonha

VER PALESTRA

A vergonha é uma epidemia pouco falada, mesmo sendo o segredo por detrás de muitas formas de comportamentos desviantes. Brené Brown explica nesta palestra o que pode acontecer quando as pessoas enfrentam as suas próprias vergonhas, revelando humor, humanidade e vulnerabilidade em cada palavra. Must watch!

 

Astro Teller – O benefício inesperado de celebrar o fracasso

VER PALESTRA

“Grandes sonhos não são apenas visões”, diz Astro Teller, “são visões associadas a estratégias para torná-las reais”. Nesta palestra o diretor do X (ex-Google X) leva-nos para dentro da “fábrica de luar”, como é chamado, onde a sua equipa busca resolver os maiores problemas do mundo através de projetos experimentais, como Internet movida a balão e turbinas eólicas que navegam pelo ar… Descubra o segredo do X para criar uma organização onde as pessoas se sintam à vontade trabalhando em projetos grandes e arriscados enquanto exploram ideias audaciosas.

 

Matthieu Ricard – Como deixar o altruísmo ser o seu guia

VER PALESTRA

O que é altruísmo? Simplificando é o desejo de que outras pessoas possam ser felizes. E, diz Matthieu Ricard, um pesquisador de felicidade e monge budista, o altruísmo também é uma ótima atitude para tomar decisões, tanto a curto como a longo prazo, no trabalho e na vida.

 

Elizabeth Gilbert – Sucesso, fracasso e o desejo de continuar criando

VER PALESTRA

Elizabeth Gilbert foi durante anos devastada por cartas de rejeição. E, no entanto, após alcançar o sucesso com o livro “Comer, Orar, Amar”, ela identificou-se fortemente com o seu antigo eu. Nesta palestra, Gilbert reflete sobre por que razão o sucesso pode ser tão desorientador quanto o fracasso e oferece uma maneira simples – embora difícil – de continuar, independentemente dos resultados.

 

Kathryn Schulz – Não se arrependa de se arrepender

VER PALESTRA

Somos ensinados a tentar viver as nossas vidas sem arrependimentos. Mas porquê? Usando a sua própria tatuagem como exemplo, Kathryn Schulz demonstra um caso poderoso e comovente para abraçarmos os nossos arrependimentos.

 

Isabel Allende – Como viver apaixonadamente, sem importar-se com a idade

VER PALESTRA

A autora Isabel Allende tem 71 anos. Sim, ela tem algumas rugas – mas também tem uma perspectiva incrível sobre a vida. Nesta conversa franca, destinada a espectadores de todas as idades, ela fala sobre os seus medos à medida que envelhece e compartilha como planeia continuar a viver apaixonadamente.

 

António Damásio – A busca para entender a consciência

VER PALESTRA

Todas as manhãs acordamos e recuperamos a consciência. Isso acontecer é um facto maravilhoso – mas o que é que exactamente conseguimos recuperar nesse momento? O neurocientista português António Damásio faz exactamente essa pergunta simples para revelar como os nossos cérebros criam o senso de identidade. Vê a resposta no vídeo.

 

Matthieu Ricard – Sobre os hábitos de felicidade

VER PALESTRA

O que é a felicidade e como podemos todos obter alguma? Matthieu Ricard, o bioquímico que se tornou monge budista, diz que podemos treinar as nossas mentes em hábitos de bem-estar para gerar um verdadeiro sentimento de serenidade e satisfação. Como?

 

 

Desejo-te um dia inspirador!

Mário Caetano

 

 

Pin It on Pinterest

Share This