“Independentemente do caminho que escolheres fazer, as pessoas vão sempre julgar-te. Portanto, mais vale fazeres o TEU caminho. Agora.”

Esta é a frase que marca um dos meus vídeos de frases inspiradoras e escrevi-a quando num determinado momento da minha vida o medo tomava conta das minhas decisões. E quando o medo se instala, a dúvida cresce.

 

A dúvida de dever ou não falar com aquela pessoa e dizer aquilo que sentimos, a dúvida de arriscar ou não naquele projeto, a dúvida de fazer a coisa certa ou errada.

A dúvida instala-se dentro da nossa mente e cresce quando queremos agradar a todos e quando queremos que os outros gostem de nós, porque a conexão é aquilo que mais desejamos. Só que quando estamos focados em conectarmo-nos com os outros, provavelmente estamos a esquecer-nos do mais importante: a conexão connosco. A interior. A nossa. De verdade.

 

Quando tentamos fazer o caminho de forma a agradar a todos, na verdade estamos a fazer um caminho que não é o nosso. Sabes porquê? Porque temos um medo imenso de sermos julgados e criticados.

É um caminho de sorriso amarelo, de incapacidade de dizermos sim quando queremos dizer sim e dizermos não quando queremos dizer não, de sentimentos incómodos e desconfortáveis, que nos comem lentamente por dentro. Em silêncio.

 

Bom, vou elevar o nível de verdade e escrever-te isto com todo o respeito e carinho que tenho por ti: fazer o caminho dos outros é fazer o caminho da violação da alma, onde o resultado que aparece cá dentro é a intranquilidade constante, o vazio interior e a ausência de paz. Num relacionamento. Numa profissão. Numa atividade desportiva. Num negócio. Esta é uma violação dolorosa e silenciosa. Uma violação auto-imposta. Uma violação com consentimento.

 

Achas que tem de continuar a ser assim?

Respondo-te de coração: Não. Não tem de continuar a ser assim.

 

Acredito que nós, seres humanos, estamos cá para fazermos um caminho que só pode ser feito por nós.

Durante esta caminhada, se formos autênticos, seremos julgados e criticados.

Perderemos a ligação com algumas pessoas e ganharemos a ligação com outras.

Teremos de entregar algumas coisas e receber outras.

Desta forma conseguiremos ganhar uma tranquilidade incrível, um preenchimento interior pleno e um sentimento de paz indescritível.

E um dia partiremos com a certeza interior que criamos impacto naquilo que fizemos, que fizemos a diferença na vida de algumas pessoas e que deixamos um legado. Apenas possível, porque um dia escolhemos fazer o nosso caminho.

 

E era apenas isto que hoje te queria dizer: FAZ o teu caminho. O TEU. Que foi o nome que dei a este vídeo de frases inspiradoras. Para o veres, clica em cima do vídeo.

 

 

Desejo-te um caminho inspirador.

 

Mário

 

PS: se quiseres aceder ao meu livro com 199 mensagens inspiradoras clica agora aqui.