a palavra inspiradora

Sinceramente, que palavra pensaste ser F***-**?
As palavras têm somente o significado que nós lhes atribuímos…tal como os pensamentos…tal como os sentimentos.
Boa ou má? Bonita ou feia? Fraca ou poderosa? Depende apenas do significado que nós lhe atribuímos. E o engraçado é que o significado que nós atribuímos às coisas que nos acontecem não tem de durar uma vida inteira. Esse significado tem um tempo de duração.

Untitled design (27)

Numa das minhas sessões de coaching, uma pessoa começou por me dizer que o seu antigo chefe era malvado porque a tinha despedido há 10 anos e devido a isso lhe prejudicou a carreira. 15 minutos depois de falarmos, percebeu e aceitou que o patrão a tinha ajudado a terminar um ciclo que a fazia infeliz. E 10 anos depois, pela primeira vez na vida, agradeceu-lhe por a ter despedido.

Ela descobriu que estava presa à perspetiva que tinha, ao significado que tinha dado aquilo que lhe aconteceu. O engraçado foi que ela começou a transferir essa aprendizagem para as várias áreas da sua vida, desde a carreira, passando pelo seu relacionamento, à sua saúde e até ligou tudo isso com a perda de dinheiro devido a um acontecimento. Quando ela mudou o significado do que lhe aconteceu, parou de culpar os outros, parou de tentar mudar os outros, parou de se focar nos outros. Quando mudou o significado dos acontecimentos, a vida dela mudou num…CLICK.

Se o significado te serve e te dá poder, mantém-no. Se não te serve e te enfraquece, substitui-o.
Repara em toda a energia que as pessoas gastam durante uma vida a tentarem mudar coisas fora de si.

Poupa. Sim, POUPA!
Poupa o teu tempo, poupa a tua energia, poupa as tuas palavras, poupa o teu foco. Poupa-te a tentar mudar os outros que não querem mudar. Existem filhos, pais, colegas, chefias que se queixam da vida mas no fundo não querem mudar. Se o continuares a fazer toda a tua energia continuará a ser drenada. Não tentes mudar os outros. Ao invés, foca toda essa energia em ti próprio.

Foca toda essa energia em fazeres as pequenas mudanças de hábitos em ti próprio. É a partir daí que se constroem os grandes resultados.
Foca-te em criares alto impacto na tua vida.
Foca-te em fazeres a diferença na tua vida.
Tudo o resto acontecerá como consequência.

Foca-te!
F***-**! A palavra inspiradora!
Foca-te em TI!

Desejo-te um foco inspirador! Desejo-te um dia inspirador!

Mário Caetano
Coach & Palestrante Inspirador