Todos nós nascemos com talento e por isso acredito que também tu o tens. Partilho contigo 5 formas que te ajudarão a descobrir o teu talento. Para isso precisas de um caderno e de uma caneta.
1. PROCURA AQUILO QUE TE FAZ SENTIR CENTRADO
Quando estás no teu centro, quando estás alinhado, colocas a dúvida de lado e dás lugar à certeza interior de que vais conseguir atingir aquilo que queres. Sem o conseguir explicar logicamente, sentes que vais conseguir. Lembra-te agora de momentos em que essa certeza existiu. O que estavas a fazer?
Agarra agora no caderno e escreve.
2.PERGUNTA À TUA FAMÍLIA O QUE GOSTAVAS DE FAZER QUANDO ERAS CRIANÇA
As pessoas que há mais tempo nos conhecem são as pessoas que nos podem relembrar melhor aquilo que adorávamos fazer quando éramos crianças. Pergunta aos teus familiares o que fazias durante horas a fio enquanto criança. Podia ser a escrever, a pintar, a jogar, a tocar, a ouvir, a compor, a cantarolar. À medida que crescemos e nos tornamos adultos, assumimos de forma séria responsabilidades e esquecemo-nos de pequenas coisas que nos divertiam e com as quais brincávamos. O tempo em criança parava contigo a fazeres o quê?
Pergunta a 5 pessoas e escreve.
3.PERGUNTA AOS TEUS AMIGOS AQUILO EM QUE TU ÉS BOM
É inspirador ter um conjunto de amigos a falar de nós. Reúne-os e pergunta-lhes que qualidades tens tu. Pede-lhes para serem totalmente verdadeiros. Ouve as suas opiniões e esquece as tuas justificações. Ouve apenas. Que qualidades veem os teus amigos em ti?
Pergunta a 3 pessoas e escreve.
4.AGARRA NO TEU CADERNO E ESCREVE
Agarra num caderno todas as manhãs, e escreve logo ao acordar aquilo que adoras fazer. Escreve apenas, sem nunca leres a página do dia anterior. Ao 16º dia lê todas as páginas que escreveste durante os 15 dias. Vais-te surpreender. Já tens o caderno pronto para começares?
5.PROCURA O TALENTO NOS OUTROS
Quando procuramos talento nos outros ativamos a nossa vontade e o nosso foco. Vemos coisas que sempre lá estiveram e que anteriormente não víamos somente por não as procurarmos. Pode ser alguém que é bom a organizar, ou a liderar, ou a cozinhar, ou a escrever, ou a desenhar, ou a consertar coisas, ou a contar histórias. Foca-te 5 min por dia em procurares aquilo em que os outros são bons e parecem não reparar e elogia-os por isso. Vais adorar fazê-lo.
Agora que tens várias pistas, escreve:
- 3 coisas que descobriste acerca do que gostas de fazer.
- Marca na tua agenda semanal uma pequena ação que vais fazer com cada uma delas, dentro ou fora do teu horário laboral, pois depende da descoberta.
- Entra em ação, faz, avança.
- Retira as expetativas e diverte-te pura e simplesmente a fazê-lo.
- Partilha com os teus amigos, comigo e com a minha equipa os resultados, por e-mail (info@mariocaetano.net) ou no facebook.
Desejo-te descobertas inspiradoras.
Mário Caetano
Coach & Palestrante Inspirador
ADOREI,E VOU FAZER TUDO E VAMOS VER OS REZULTADOS,OBRIGADO
adorei
Olá Mário!
Desde que o descobri no face, não deixei mais de ler tudo o que escreve! Comprei o seu livro e todos os dias o leio! a inspiração que nos transmite é algo maravilhoso! Hoje ao ler um artigo sobre as 5 formas de descobrir o talento, onde dizia para tentar saber o que mais gostava de fazer em criança; fez-me pensar!… eu venho de uma família pobre e o que mais me lembro é que gostava muito de amealhar, de conseguir eu própria as minhas coisas e que guardava com muito amor! Agora eu pergunto: será que tudo isto tem um significado para o que eu pudesse vir a fazer no futuro? Tenho 64 anos, já não estou á procura de emprego! mas ainda espero sentir-me realizada no meu trabalho, e ser independente! Sempre gostei de vendas! Gosto de ver todos os dias o fruto do meu trabalho. há 30 anos que trabalho em vendas; há 12 em venda direta; só que apesar de gostar do que faço, não me sinto realizada! Falta-me a confiança em mim própria, o acreditar que consigo, e isto me impede de ter Sucesso! Isso me deixa frustrada e triste!
Acho que me sinto bloqueada por um MEDO que me paralisa, o medo da critica etc. talvez porque há 40 anos que ouço todos os dias: tu não consegues! isso não é para ti! tu não, tu não,tu não!…em vez de receber força e incentivo! acho que tudo isto está tão vincado na minha mente, que por mais que me esforce para eliminar este trauma, não resulta!
Sei que estou numa empresa que me dá todas as ferramentas para ter sucesso e sinto uma frustração enorme por não conseguir ter o sucesso desejado!
Mário, provavelmente não irá ter tempo para me responder, eu compreendo! mas fica o desabafo!…
Obrigada por ser quem é.
Cumprimentos
Guilhermina Carreira