A revista “Science” publicou um estudo dos pesquisadores da universidade de Virgínia (EUA), que fizeram uma experiência em 18 homens e 24 mulheres, em que estes apenas tinham que ficar sozinhos e trancados numa sala por 15 minutos, sem fazerem nada.

A todos foi dado duas opções estarem a pensar durante estes 15 minutos ou então infligirem-se choques eléctricos. Passados alguns minutos 12 dos homens passaram para os choques eléctricos, assim como 4 mulheres. Um dos voluntários chegou a recorrer ao castigo 190 vezes durante os 15 minutos.

Timothy Wilton, líder do estudo, ficou impressionado com o resultado do estudo em que afirmou:

“As pessoas preferem apanhar choques eléctricos a estarem sozinhas com elas durante apenas 15 minutos”.

Todos nós fugimos de nós próprios e para isso criamos compromissos que são inadiáveis ou uma presença constante nas redes sociais. Alguns acreditam que é uma perda de tempo estar 15 minutos em silêncio, quando podiam estar a fazer outras coisas, enquanto outros simplesmente não conseguem estar esses 15 minutos em silêncio. A solidão no ocidente é na maior parte das vezes vista como algo negativo, em que são momentos em que vem a culpa dos erros cometidos ou a ansiedade do futuro.

A psicanalista Maise Resnick acredita que quando evitamos os momentos de silêncio ou o isolamento social estamos também a camuflar o medo de encontrarmos os nossos erros e em vez de olharmos para eles de frente, procuramos um outro escape, como por exemplo as redes sociais. A melhor forma de obtermos paz interior é começarmos por sermos nós a controlar o nosso cérebro em vez de ser a ele a controlar as nossas emoções.

Começa o teu dia com pequenos momentos para ti, começa com pequenas conquistas, como por exemplo 5 minutos em silêncio e depois vai aumentando, permite que os pensamentos venham, permite te enfrentar as emoções que vão aparecendo.

Vantagens de estares diariamente em silêncio durante 15 minutos:

  • Aumenta a tua criatividade.
  • Aumenta o sentimento de paz interior.
  • Sossega a mente.
  • Aumenta a tua produtividade.
  • Aumenta o teu nível de felicidade interior.

Deixamos-te aqui uma reportagem sobre Henrique Lemes um homem que escolheu em 2010 viver em silêncio.

 Tem um dia inspirador!

Equipa Mário Caetano

 

Pin It on Pinterest

Share This