Jill Bolte Taylor era uma destacada neuroanatomista de 37 anos, quando numa manhã de Dezembro em 1996 sofreu um AVC grave, devido a uma malformação congénita.

Na altura, sentiu-se assustada mas também exaltada com a possibilidade de observar a sua própria mente.

O hemisfério esquerdo de Jill foi ficando inundado de sangue, enquanto ela seguia, com conhecimento de causa, a progressiva perda das funções cognitivas baseadas na linguagem e na lógica, na sequência temporal e que sustentavam o seu eu, até a deixarem praticamente incapaz de comunicar.

Entretanto, a sua autoconsciência transferiu-se para o hemisfério cerebral direito cujas percepções se processam por imagens e sensações, deixando-a mergulhada no aqui e agora de um continuum de energia que lhe proporcionava um inefável sentimento de bem aventurança.

Essa experiência foi relatada na primeira pessoa no excelente livro intitulado O Dia em que a Minha Vida Mudou, cuja leitura recomendamos para todos os que realmente buscam compreender como funciona o lado da razão e da emoção.

Neste vídeo que partilhamos em baixo, Jill Bolte Taylor fala de como teve em contacto com o seu lado direito do cérebro e qual a experiência proporcionada por esse exercício.

Este relato na primeira pessoa representa um importante contributo para a comunidade científica bem como para todos aqueles que se vêm confrontados com problemas semelhantes, constituindo uma verdadeira revolução nos cuidados e práticas de recuperação a ter com esses doentes.

Retiro Transformação
   

Quando a razão se une à intuição, percebemos que não temos limites e que aquilo em que acreditamos ser Impossível se transforma em algo possível!

O melhor é que o podemos fazer diariamente, de uma forma segura e simples!

Vê agora esta poderosa palestra de Jill Bolte Taylor no TED Talks, intitulada A poderosa revelação pelo derrame.

Desejo-te um dia inspirador!

Mário Caetano

SUBSCREVE A NEWSLETTER DO MEU BLOG

Estou empenhado em continuar a construir conteúdos de excelência, com o propósito de te ajudar a encontrar o teu caminho. Ao subscreveres esta Newsletter irás receber em primeira mão um pequeno excerto e o link respectivo do novo artigo que sair no Blog Mário Caetano.

Pin It on Pinterest

Share This