“Quando estou em casa, lembro-me frequentemente das coisas que tenho para fazer no trabalho. Quando estou no trabalho, lembro-me muitas vezes das obrigações familiares.” Vivemos um dilema esgotante hoje em dia. O dilema “tenho de, mas preciso de”. Tenho de entregar o relatório, mas preciso de ir buscar os filhos. Preciso de tempo para a minha relação funcionar, mas tenho de terminar o que o chefe me pede. Tenho de chegar a horas à reunião, mas preciso de resolver esta situação no banco. Preciso de fazer exercício físico, mas tenho de trabalhar 12 horas senão as coisas não acontecem. Preciso de aproveitar este dia em família, mas tenho tanta coisa para fazer.

 

 
O “tenho de, mas preciso de” leva-nos a entrar numa espiral descendente e a encarar a vida num registo de sobrevivência diária. Também eu passei por isto e acredito que o segredo reside no equilíbrio. Para encontrar este equilíbrio, precisas em 1º lugar de te encontrares a ti próprio.
 
Deixo-te 4 passos extremamente simples que te poderão ajudar nesta caminhada:
Define com exactidão aquilo que queres: nas tuas relações, na tua carreira, com o teu corpo, com as tuas finanças, com aquilo que te faz sentir em paz interior. Define a visão que queres para o teu dia, para a tua vida.
 
Acção: entra em acção face aquilo que definiste. Perde o medo da rejeição e avança, estejas preparado ou não.
 
Resultado: auto avalia-te e auto responsabiliza-te. Avalia se o resultado que obtiveste te aproxima ou afasta do objectivo que definiste. Consciencializa-te que o único responsável pelos resultados na tua vida és tu mesmo. Altera a estratégia o número de vezes que for necessário, até atingires aquilo que queres. Sê resiliente.
 
Ressignifica: os eventos que acontecem na tua vida têm apenas o significado que lhes atribuis. Aprende a realizar esta transformação interior e mudarás a tua vida.
 
Criei o método DARR®, pois acredito que o equilíbrio interior advém de darmos consistentemente.
 
Já o apliquei a milhares de pessoas e em dezenas de empresas. Funciona apenas quando colocado em prática.
 
Cabe a ti experimentá-lo.

 

 

Mário Caetano
Coach & Palestrante Inspirador

 

Pin It on Pinterest

Share This