Se a sua única “ferramenta” é o martelo, tudo o problema lhe parecerá um prego.” Abraham Maslow

Untitled design (21)

Já pensou em fixar um parafuso numa parede à base da martelada? É possível, porém é algo extremamente difícil, emprega força, por vezes investimos força em excesso e desnecessária e podemos mesmo não atingirá o resultado esperado.

Um marceneiro experiente tem sempre consigo uma vasta gama de ferramentas, cada uma com a sua função específica.

Na nossa vida profissional, muitas vezes iremos encontrar problemas incertos, dificuldades, barreiras e todo o tipo de adversidade, isso é um fato. E como iremos enfrentar os problemas incertos, se é impossível ter todas as ferramentas necessárias nas nossas mãos?

Aí está um dos factores que difere os profissionais de sucesso daqueles que apenas existem no mundo empresarial.

Muitos empregam as suas energias em acumular um infinito de ferramentas, pensando estar preparados para tudo, acumulam até ferramentas que nunca usaram e sequer saberão utilizar em numa necessidade.

Neste caso, o sucesso não está na quantidade, e também nem tanto na qualidade e sim na habilidade de trabalhar com as ferramentas que você.

No mundo dos negócios, uma ferramenta universal é o Networking, que nada mais é do que a sua rede de contactos – “Posso não saber quem resolve o meu problema, mas tenho o telefone de quem me pode indicar quem saiba”.

Se você se deparar com problemas na sua vida profissional, lembre-se que no mundo dos negócios não existem ferramentas perfeitas, o que existem são pessoas capazes de usar as ferramentas disponíveis para resolver qualquer problema ou adversidade.

Quando estiver à frente de um problema, seja do tamanho que for, verifique a sua caixa de ferramentas, não se preocupe em ter uma caixa de ferramentas gigantesca, preocupe-se em ter habilidade com aquelas ferramentas que você tem, certamente existirá uma que o vai ajudar.

Será que a habilidade com as suas ferramenta apenas se aplica à sua vida profissional?

 

Equipa Mário Caetano