Nos dias que correm é interessante e apaixonante observar a transformação da cultura das organizações no mundo empresarial. Segundo o Banco Mundial, 66% das maiores entidades económicas mundiais são Empresas e não países. Ser um agente transformador que ajuda na expansão da consciência das pessoas destas organizações é uma missão nobre!

Segundo o Great Place to Work Institute que organiza estudos em cerca de 50 países, sobre as “Melhores Empresas para se Trabalhar” a palavra chave para um ambiente saudável é: Confiança

Mas para confiarmos nas outras pessoas ou em alguma coisa (missão, processos, produtos etc.) precisamos primeiro aprender a confiar em nós mesmos. E como fazemos isto?

Cada vez fica mais claro que o caminho sustentável é através do autoconhecimento, inspecionando, avaliando e questionando aquilo em que acreditamos, as nossas crenças, as nossas “verdades absolutas”, seja lá isso o que for…

Mudar a cultura de uma Empresa e inspirar as pessoas a seguirem o modelo estabelecido é apenas um paliativo para tratar dos sintomas de um modelo educacional desfasado. É isto que a nossa sociedade faz há já muito tempo “desde que mundo é mundo”.

Um ponto de vista interessante é que esta mudança cultural não seja o último, mas sim o primeiro passo para incentivar a descoberta dos talentos e o que cada um considera ser o seu propósito na vida. Uma mudança de dentro para a fora!

Nesta nova era, que pode ser chamada da “Era da Consciência”, a saída para a sustentabilidade das Empresas, do meio-ambiente e do planeta começa nas crenças de cada indivíduo. Naquilo em que acreditamos, no que é a verdade e convicção para cada um.

Culpar as organizações, os governantes e o sistema educacional é apenas uma desculpa para justificarmos os fatos e não iniciarmos esta mudança nas nossas vidas pessoais, aqui e agora.

Abaixo partilhamos uma inspiradora palestra onde Sir Ken Robinson fala sobre a necessidade de uma revolução no nosso sistema… Vale a pena investir alguns minutos do seu tempo na visualização deste video!

 

Equipa Mário Caetano