Existem momentos nas nossas vidas onde nos deparamos com o sentimento de impotência perante determinadas dificuldades que aparecem no nosso caminho. Dificuldades visíveis como a falta de dinheiro para comprarmos bens essenciais, para nos sentirmos confortáveis no nosso lar ou para investirmos nos nossos sonhos e ideias ou nos nossos projetos empreendedores.

 

Dificuldades visíveis como a falta de saúde, que nos impede de correr, de passear ou de fazer o nosso desporto favorito, ou como a falta de capacidade para nos superarmos e conquistarmos uma determinada prova física. 

Dificuldades visíveis como lidar com a saudade pela perda de alguém muito importante na nossa vida, ou lidar com a ausência, submissão ou traição num relacionamento ou simplesmente a dificuldade de encontrar alguém que verdadeiramente nos preencha através de um relacionamento sólido e feliz.

Dificuldades visíveis como lidar com um emprego que perdeu o sentido e não nos preenche mais.

 

As dificuldades com que nos deparamos não são apenas visíveis. Existem também dificuldades não visíveis que nos podem causar também enormes danos, como a culpa, a vitimização, o julgamento ou o sentimento de rejeição. São várias as vezes que temos de lidar com a rejeição através da palavra NÃO várias vezes pronunciada pela boca de outras pessoas: NÃO vais ser capaz, NÃO te metas nisso, NÃO tens idade para essas aventuras, isso NÃO é para ti.

A palavra NÃO, não vive apenas na boca dos outros, vive também na nossa e utilizamo-la muitas vezes sem darmos por isso: NÃO consigo, isto NÃO é para mim, NÃO acredito que seja possível atingir aquilo.

Existe um provérbio africano que diz “se o inimigo interior não morar cá dentro, o inimigo exterior não nos fará mal”.

Do que precisamos então para saber lidar com estas dificuldades visíveis e não visíveis que a vida nos traz?

 

Precisamos de CORAGEM. Coragem para lidar com a negatividade dos outros, coragem para lidar com as nossas limitações, coragem para enfrentar os nossos medos. A coragem faz-nos avançar com valentia.

Precisamos de FORÇA. Força para não desistirmos, força para persistirmos nos nossos sonhos, força para conquistarmos os nossos objetivos, força para nos impulsionarmos sob os nossos obstáculos. Força é energia e quando nos sentimos com energia ganhamos capacidade para seguir em frente independentemente das condições adversas.

Precisamos de INSPIRAÇÃO. Inspiração para acreditar que é possível, inspiração para resgatar a nossa fé, inspiração para fazermos as coisas com alma e com propósito, inspiração para sermos autênticos e genuínos, inspiração para tomarmos decisões alinhadas e que façam sentido para a nossa vida e que nos façam ir mais além.

 

Quando ativamos dentro de nós a coragem, a força e a inspiração conseguimos ultrapassar o sentimento de impotência e superar os problemas que a vida nos traz. Esta superação torna-se mais fácil quando nos rodeamos das pessoas certas que acreditam no que nós acreditamos, quando falam a mesma linguagem que nós falamos e quando nos suportam e apoiam no nosso caminho.

 

Durante vários anos tive de fazer esse caminho sozinho, caminho esse que muitas vezes foi árduo. Esse caminho pode tornar-se penoso se nos mantivermos sozinhos e isolados, pois achamos que o problema é apenas nosso.  Se procurarmos encontrar soluções para os nossos problemas apenas por nós poderemos comprometer os nossos sonhos e a nossa felicidade. Não tem de continuar a ser assim.

Num determinado momento da minha vida decidi alterar a estratégia de tentar encontrar soluções apenas por mim e procurei quem me compreendesse e ajudasse. Quando procuramos, encontramos e eu encontrei as pessoas certas que acreditavam no mesmo que eu e que suportavam e apoiavam as minhas ideias. Tudo mudou. Tudo.

 

Sou um sonhador por natureza e possuo um sonho desde Janeiro de 2014: inspirar e ajudar milhares de pessoas num único evento. Por este motivo decidi criar um evento ao vivo, único, pleno de energia e inspiração onde ajudarei em apenas 2 horas as pessoas a obterem a coragem e a força que precisam para superarem as dificuldades e problemas da sua vida, ganhando força, foco e inspiração para aplicarem no seu relacionamento, na sua carreira, no seu projeto, com a sua saúde e na sua vida. 

O evento ao vivo WAKE UP será na emblemática sala de espetáculos no Coliseu dos Recreios de Lisboa e a noite será inesquecível. Vê AQUI.

 

Encontramo-nos no Coliseu para um momento grandioso.

 

Até lá desejo-te um dia inspirador.

 

Mário Caetano

Coach & Palestrante Inspirador

 

 

Gostaste deste artigo? Aqui seguem mais algumas sugestões:

Share This